As mulheres lideram as decisões de compra nas áreas de beleza, alimentação, orçamento doméstico e produtos para os(as) filhos(as) - entre 80% e 90% - tendo participação ativa no consumo, já que estão com mais dinheiro no bolso, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular e divulgada pelo BMFBovespa. O Brasil tem hoje, 98,6 milhões de mulheres e 54,6% delas fazem parte da “nova classe média”, bem diferente de há 11 anos atrás, em que o percentual era de 38,6%. O crescimento da participação feminina no mercado de trabalho é um dos principais fatores para a melhoria da renda e não há previsão de queda.
Segundo o BMFBovespa, as mulheres representam um grande potencial para o setor de serviços e as empresas estão de olho na preferência feminina. A cada dia, cresce a quantidade de serviços e produtos criados para elas devido à influência e poder de compra mas ressalta que, apesar de as mulheres exercerem poder excepcional no poder de decisão na compra ou não de um produto ou serviço, setores como o bancário, planos de saúde e fitness ainda não conseguiram conquistar o gosto das mulheres, por não serem atrativos o bastante para as mulheres. O diretor do Data Popular, Renato Meirelles afirma que a nova classe média não deseja o estilo de vida das elites e prefere produtos que valorizam a sua origem.
Com informações do BMFBovespa